Futsal São Lourenço / Casa do MDF / Kellogg’s é oficialmente apresentado para a temporada 2023
3 de fevereiro de 2023Futsal São Lourenço tem projeto aprovado e está apto a captação de impostos
8 de fevereiro de 2023Quem acompanha o trabalho do futebol de salão ouve muito falar sobre o goleiro linha, mas você sabe como é e o por que é utilizado o goleiro linha? Qual sua função e regras durante o jogo? Desde a criação do futsal, houve várias mudanças nas regras de jogo, todas com o intuito de trazer mais dinâmica para as partidas. E cada vez mais os jogadores necessitam se tornarem universais. Pensando assim o goleiro tornou-se também mais uma estratégia de ações ofensivas para a equipe, oferecendo um jogador a mais nas situações de ataque.
E essa importante ferramenta também foi alvo de possibilidade de jogo e treinada pela equipe do Futsal São Lourenço / Casa do MDF / Kellogg’s, nesta terça-feira (7). Revezando alguns jogadores nesta posição, o técnico Sergio Schiochet explicou que diferente do que muitos pensam, o goleiro linha não precisa necessariamente ser utilizado somente quando a equipe estiver atrás no placar. “Muito pelo contrário, podemos utilizar quando estivermos ganhando em busca de mais uma alternativa de gols ou talvez quando estivermos empatando, não há uma regra que trate sobre quando usar o goleiro linha”, disse.
No entanto, é inegável que para exercer a função de goleiro linha, é necessário que o jogador tenha poder de decisão, uma leitura de jogo diferenciada e tranquilidade nas suas ações, pois quando a jogada for colocada em prática, ela poderá alterar o andamento da partida.
Na regra do futsal qualquer jogador reserva pode substituir o goleiro, não é necessário avisar ao árbitro e nem que a partida seja parada para isso. Qualquer tipo de finalização realizada pelo goleiro que resultar em um gol, usando os pés, a cabeça ou qualquer parte do corpo que não seja as mãos ou os braços, será considerado um gol válido.
Lembrando que para a temporada de 2023 o Futsal São Lourenço conta com três goleiros: Serjão, PH e Rissi.
Texto: Samara Graciolli / Futsal SLO