Futsal São Lourenço joga com uniforme rosa e aplica goleada diante da torcida
29 de outubro de 2022Vale a classificação: Futsal São Lourenço joga em casa pela Copa Santa Catarina no fim de semana
1 de novembro de 2022A última partida válida pela Série Ouro do Catarinense de Futsal em 2022 não foi importante apenas pelo placar elástico de 10×0 para o Futsal São Lourenço/ Casa do MDF/ Fibraplac / Kellogg’s, mas marca também os 100 jogos da equipe sob o comando do técnico Rodrigo Ferretti.
O “professor” como é chamado pelos atletas chegou ao Futsal São Lourenço em fevereiro de 2019 e avalia o período como positivo. “Como em toda equipe houveram bons e maus momentos. Mas acredito que o saldo seja positivo. Conseguimos estar a altura das grandes equipes de Santa Catarina e conseguimos trazer resultados importantes para a equipe.
Entre as conquistas Ferreti destaca o vice campeonato da Copa Santa Catarina em 2019, o vice campeonato da Série Ouro em 2020, o título da Copa Santa Catarina em 2021 e o vice campeonato da Recopa neste ano de 2022.
Ferretti ressalta que nesses 100 jogos muitos jogadores passaram pelos seus treinamentos. “A formulação da equipe passa por muitos aspectos, mas acredito que a característica mais importante é gostar de treinar, acreditar no processo, na construção diária”.
Em mais de três anos à frente da equipe de São Lourenço do Oeste, Ferretti guarda na memória momentos importantes. “A final da Série Ouro em 2020 contra equipe Joinville. Mas não posso esquecer da semifinal também, onde empatamos com equipe de Jaraguá e nos classificamos para a final”, lembra.
Mas e de onde vem a inspiração para permanecer tanto tempo e almejar a conquista de 100 jogos comandando uma única equipe? O técnico afirma que o exemplo vem de casa. “A inspiração pessoal vem do meu pai, um cara super família mas adora uma competição! E como treinador a inspiração vem do meu tio, o Ferrettão. Então a inspiração vem família”.
Dedicado ao trabalho, Ferretti também cita outros treinadores que leva como inspiração no dia a dia, entre eles Paulinho Gambier, Xande Melo, Marquinhos Xavier, Vander e Jorge Braz.
Além de toda a capacidade técnica e teórica o professor revela que conta com aquela “fézinha” antes dos jogos. “Carrego comigo 3 terços. Dois que minhas avós me deram e uma medalha de São Bento, os adversários são muitos”, confessa.
Prestes a fazer parte da Liga Nacional de Futsal, a equipe lourenciana tem nos ensinamentos de Ferretti muito a agradecer. O técnico afirma que não seguirá na equipe para a próxima temporada, mas que os 100 jogos comandando o time lhe trouxeram grandes experiências. “O Futsal São Lourenço foi um capítulo importante nesses 16 anos como treinador, tivemos conquistas importantes, subimos de patamar o que engrandece a carreira de qualquer treinador mas também foi importante para reafirmar princípios, ideias e o eu quero para a minha carreira. As dificuldades nos dão a oportunidade de nos reinventar e testar as nossas convicções pessoais e profissionais”, finaliza Ferretti com a frase do dia a dia: “Sempre em frente “.
Fotos: Samara Graciolli / Futsal SLO