Semana será de foco no condicionamento físico da equipe
4 de julho de 2022Velocidade em quadra: Futsal São Lourenço tem decisão importante pela Série Ouro nesta semana
12 de julho de 2022Já de olho no próximo desafio pela Série Ouro do Catarinense de Futsal 2022, a equipe do Futsal São Lourenço / Casa do MDF / Fibraplac / Kellogg’s, priorizou nesta quinta-feira (7), as jogadas ensaiadas com a bola parada. O próximo adversário do time lourenciano será a equipe de Blumenau, e a partida acontece no dia 14 de julho em São Lourenço do Oeste, às 20 horas.
O técnico Rodrigo Ferretti explica que o jogo de futsal pode ser entendido a partir dos seguintes momentos: ofensivo, defensivo, de transição ofensiva e de transição defensiva, bem como as bolas paradas, os quais se relacionam entre si. E para que todo esse processo tenha o resultado positivo, claro, as jogadas precisam ser ensaiadas. “Jogadas ensaiadas, exigem muitas vezes grande técnica e algum risco”.
Como o próprio nome diz, a bola parada é uma jogada que precisa ser treinada dezenas de vezes e ser do conhecimento de todos os jogadores de modo a que a equipe seja eficaz na sua execução em qualquer momento do jogo. “É importante que todos os jogadores conheçam as suas posições, reações e movimentos”. O técnico ressalta que os confrontos são cada vez mais decididos por gols derivados de escanteios, faltas laterais, faltas diretas, pênaltis ou arremessos laterais.
Ferretti conversou com os jogadores e enfatizou o modo de jogar da equipe de Blumenau. Segundo ele, com base nas jogadas do time adversário é possível elaborar as principais maneiras de buscar a vitória em casa diante da torcida, e a bola parada poderá ser uma importante alternativa nesse sentido. “Nos lances ofensivos de bola parada, são importantes as movimentações sincronizadas entre os atacantes, combinado ao estudo da marcação adversária. Ou seja, aplicar os movimentos pré-treinados às carências identificadas nos comportamentos defensivos do rival, explorando espaços ou jogadores que possam comprometer a eficácia da marcação, potencializando a oportunidade de gol”, finalizou.
Foto: Samara Graciolli / FutsalSLO