
Futsal São Lourenço divulga lista com os pré-aprovados nas seletivas para categorias de base
26 de janeiro de 2026O Futsal São Lourenço inicia no mês de fevereiro a temporada 2026 com um grande desafio: a busca pelo tricampeonato da tradicional Copa Chopinzinho de Futsal, realizada na cidade de Chopinzinho, no Paraná. Neste ano, a competição passa a se chamar Copa Tonhão Chopinzinho de Futsal e contará com a participação de dez equipes.
A nova nomenclatura presta uma homenagem a Rafael Salvetti, o “Tonhão”, vítima de um acidente de trânsito em 2024. Natural de Chopinzinho, Tonhão construiu uma trajetória marcante no futsal. Revelado pelo Sadia, de Concórdia (SC), passou por clubes como Paraná Clube, Clube Curitibano e Foz do Iguaçu, onde atuou a partir de 1997. No Brasil, defendeu ainda a equipe de Missal, antes de seguir carreira na Europa em 2001. Na Itália, vestiu as camisas de Jesina, Ceti Terni, Reggio, Spoleto e Gualdo Tadino.
Além da carreira como atleta, Tonhão deixou um legado importante como treinador. Em Chopinzinho, foi o primeiro técnico da Acel, comandando a equipe entre 2018 e 2020. Em 2022, deixou o cargo principal, mas seguiu como auxiliar do time adulto e responsável pelas categorias de base. No início de julho de 2024, anunciou que retornaria à Itália para atuar novamente como treinador, porém faleceu poucos dias antes do embarque.
O supervisor técnico do Futsal São Lourenço, Rodrigo Lolatto, destacou a importância da homenagem. “A organização da Copa Chopinzinho está de parabéns por eternizar o nome do Tonhão nesta competição. Ele foi um profissional exemplar e uma referência no futsal, especialmente para quem viveu e trabalhou na região”, afirmou.
Única equipe catarinense na disputa, o Futsal São Lourenço integra o Grupo B, ao lado de Cad/Guarapuava e Aaema/Mariópolis. O Grupo A é formado por Acel/Chopinzinho, Mangueirinha, Ampére e Coronel Vivida, enquanto o Grupo C conta com Palmas, Prudentópolis e Xavantes.
A Copa Tonhão Chopinzinho de Futsal terá início no dia 15 de fevereiro, com a grande final marcada para o dia 28. O São Lourenço chega à competição embalado pelos títulos conquistados em 2024 e 2025, ambos diante da equipe da casa, em finais decididas nos pênaltis após jogos extremamente equilibrados.
Para Lolatto, o desafio de buscar o tricampeonato aumenta a responsabilidade, mas também motiva o grupo. “Sabemos do nível da competição, do pouco tempo de trabalho desempenhado neste ano.. Mas nosso objetivo é começar a temporada de 2026 fortes e lutando novamente pelo troféu”, completou.





